Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta

Consultas de Psicologia Clínica, Psicologia da Saúde e Psicoterapia em Lisboa no Parque das Nações

em Português e Inglês, presencial e online

"The greatest discovery of my generation is that a human being can alter his life by altering his attitudes of mind".

William James (1842 – 1910)

Abordagem

Cada pessoa traz uma história única, com recursos, desafios e significados próprios. A intervenção psicológica deve refletir essa complexidade, com rigor clínico, sensibilidade e flexibilidade.

A minha prática da Psicologia Clínica e da Psicoterapia é integrativa, personalizada e ancorada na evidência científica, sustentada por mais de duas décadas de experiência clínica com populações diversas e por uma trajetória contínua na investigação. Parto sempre de uma avaliação abrangente que considera fatores emocionais, cognitivos, relacionais, somáticos, comportamentais e contextuais — incluindo hábitos de sono, alimentação, movimento e autocuidado.

O processo terapêutico é construído em conjunto, com objetivos claros, realistas e ajustados à realidade de vida da pessoa. A minha abordagem assenta nos modelos cognitivo-comportamentais de terceira geração, que integram o trabalho mente-corpo, e inclui também recursos como a hipnose clínica e a imagética. É igualmente informada por contributos das terapias dinâmicas, sistémicas e humanistas, bem como por uma visão da Psicologia da Saúde que reconhece a interligação entre corpo, mente e contexto.

Mais do que aplicar protocolos, procuro aquilo que faz verdadeiramente sentido para cada pessoa.

A psicoterapia deve ser formulada para ir ao encontro da singularidade das necessidades individuais de cada ser humano.
— Milton H. Erickson

Áreas de Intervenção

  • Ansiedade e Perturbações do Humor

    Acompanhamento psicológico em quadros de ansiedade generalizada, ataques de pânico, fobias específicas ou estados de humor depressivo. Trabalho centrado na compreensão do funcionamento emocional, no alívio do sofrimento e no desenvolvimento de estratégias adaptativas.

  • Dor Crónica e Gestão da Doença

    Intervenção psicológica em contextos de dor crónica, condições médicas complexas ou doenças de longa duração. Foco no impacto emocional da doença, na adesão ao tratamento e na promoção da qualidade de vida. Integração entre fatores biológicos, emocionais e comportamentais.

  • Relações difíceis e conflitos interpessoais

    Apoio no reconhecimento de padrões repetitivos nas relações, dificuldades de comunicação, conflitos familiares ou profissionais. Desenvolvimento da consciência relacional e da assertividade.

  • Transições de vida e mudanças de ciclo

    Apoio psicológico em fases de mudança significativa, como luto, separação, envelhecimento, reforma, parentalidade ou desafios associados à identidade e aos papéis sociais. Acompanhamento focado na adaptação saudável, tomada de decisões e reorganização interna face às novas exigências da vida.

  • Coaching para a saúde e bem estar

    Processo colaborativo focado no alcance de metas relacionadas com a saúde e o bem-estar. A intervenção assenta em pilares fundamentais como sono reparador, alimentação equilibrada, atividade física regular, gestão emocional e qualidade das relações interpessoais. Com base nas metas específicas da pessoa, procura motivá-la, orientá-la e capacitá-la, promovendo estratégias práticas para a transformação de hábitos e a reavaliação de crenças, valores e necessidades que possam comprometer o seu equilíbrio e qualidade de vida.

Metodos e Estratégias Terapêuticas

  • Estas técnicas psicoterapeuticas não são utilizadas isoladamente ou como “pacotes”. São recursos clínicos integrados no contexto de uma relação terapêutica. A hipnose clínica, por exemplo, não é um fim em si mesma, mas uma forma de aceder a estados internos facilitadores da mudança.

    A decisão de utilização das hipnose ou de qualquer outra estratégia psicoterapeutica baseia-se na evidência científica das melhores práticas, na avaliação do terapeuta e é sempre tomada em conjunto com o paciente.

    A terapia é tendencialmente de curta duração, focando-se no problema e visa a autonomia e a resiliência do paciente.

  • Hipnose Clínica Ericksoniana

    Baseada na abordagem do psiquiatra norte-americano Milton H. Erickson (1901-1980), esta forma de hipnose utiliza linguagem metafórica, “transe” leve e a ativação de recursos internos. Em vez de sugestões diretas, promove associações novas e facilita o acesso a estados internos mais receptivos à mudança. É integrada nas sessões conforme o diagnóstico e as necessidades da pessoa.
    Importa sublinhar que a hipnose é uma ferramenta ao serviço do processo terapêutico, e não uma terapia isolada. Pode ser combinada com estratégias de diferentes orientações clínicas, sempre de forma personalizada e respeitadora da singularidade do paciente. Continue a ler sobre hipnose aqui

  • Mindfulness e Atenção Plena

    Práticas baseadas na consciência do momento presente com atitude de aceitação e não julgamento. Usadas para promover auto-observação, reduzir a reatividade emocional e aumentar a clareza mental. Aplicadas em contexto clínico com base na evidência da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e MBCT (Mindfulness-Based Cognitive Therapy).

  • Técnicas de Relaxamento e Imagética

    Incluem respiração diafragmática, relaxamento muscular progressivo e visualizações guiadas. Promovem regulação fisiológica e emocional, sendo úteis em quadros de ansiedade, dor crónica e insónia. Veja um exemplo aqui

  • Intervenção Cognitivo-Comportamental

    Estratégias terapêuticas baseada na identificação e modificação de padrões de pensamento, emoções e comportamentos que contribuem para o mal-estar psicológico. Através de técnicas estruturadas, promovo o desenvolvimento de competências de autorregulação, resolução de problemas e reestruturação cognitiva, facilitando mudanças concretas e duradouras no modo como a pessoa se relaciona consigo mesma e com o mundo.

Consultas Presenciais em consultório ou ao ar livre, e online

Onde estou:

O consultório localiza-se na zona Sul do Parque das Nações, em Lisboa

Passeio do Adamastor, 6, Loja B

1990-008 Lisboa

As consultas têm lugar no Parque das Nações e podem ser realizadas em três formatos, conforme as suas necessidades ou preferências:

  • Em CONSULTÓRIO , num espaço interior acolhedor, tranquilo e discreto, pensado para proporcionar segurança, privacidade e conforto.

  • A CAMINHAR, junto ao rio, a poucos passos da Marina do Parque das Nações. Este formato, inspirado na tradição peripatética da Grécia Antiga, permite que a reflexão e o diálogo aconteçam em movimento, de forma mais fluida e natural.

  • ONLINE, com a mesma qualidade de escuta e acompanhamento, num ambiente à sua escolha.

Independentemente do formato, o foco é sempre o mesmo: criar um espaço seguro e profissional, onde possa explorar com clareza e confiança aquilo que está a viver.

Quem sou

Cláudia Carvalho, PhD

  • Psicóloga clínica e Psicoterapeuta em Lisboa

  • Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) Cédula profissional nº 2743

  • Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicoterapia

  • Supervisora de estágios de Psicólogos Júnior acreditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

  • Docente no ISPA durante 25 anos (1998 a 2023)

  • Docente convidada no Master of Advanced Studies Humanistische Psychotherapie na Universidade da Basileia, Suiça (desde 2022)

  • Co-fundadora do Instituto Milton Erickson de Lisboa, entidade acreditada pela Milton Erickson Foundation (2002)

Formação

  • Pós Graduadação em Dor pela Universidade Católica Portuguesa (2024)

  • Pós doutoramento financiado pela Foundation for the Science of Therapeutic Encounter (EUA) em colaboração com investigadores da Harvard Medical School (2013-2016)

  • Doutoramento em Psicologia da Saúde pela Universidade Nova de Lisboa/ ISPA financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (2008)

  • Formação pós graduada em Hipnose Clinica /Hipnoterapia na Milton Erickson Foundation (2001, 2010, 2013) (EUA) e no Instituto Superior da Maia (2002)

  • Mestrado em Psicopatologia e Psicologia Clínica pelo ISPA (1996)

  • Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (1989)

Investigação Científica

Os meus  interesses de investigação são a comunicação clínica, o efeito placebo, a sugestionabilidade e a hipnose e sua aplicação como ferramenta terapêutica à Psicologia e à Medicina.

  • 2013-2016 – Open Label Placebo for the treatment of chronic Low Back Pain (Placebo honesto  no tratamento da lombalgia crónica). Referência do Projecto: NCT02022124.

    Parceiros: Hospital de Egas Moniz (Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental), Harvard Medical School e ISPA – Instituto Universitário

    Equipa de Investigação: Drª Lídia Cunha (Hospital Egas Moniz), Enfª Paula Rebouta (Hospital Egas Moniz), Prof. Doutor Machado Caetano (Medicil), Dr. Ted Kaptchuk (Harvard Medical School), Prof. Doutor Irving Kirsch (Harvard Medical School), Profª Doutora Cláudia Carvalho (Investigador Principal) (ISPA-IU)

    Entidade Financiadora: Foundation for the Science of the Therapeutic Encounter (EUA) (Bolsa de Pós Doutoramento)

    2011-2014 – Increasing physical activity in older adults: walking by prescription in primary care setting (Promoção da Actividade Física em idosos nos cuidados de saúde primários). Referência do Projecto: PTDC/SAU-SAP/110799/2009.

    Parceiros: Agrupamento dos Centros de Saúde de Oeiras e Lisboa Ocidental e ISPA – Instituto Universitário

    Equipa de Investigação: Profª Doutora Isabel Santos (FCM-UNL), Profª Doutora Isabel Leal (ISPA-IU), Prof. Doutor Pedro Almeida (ISPA-IU), Profª Doutora Giuliana Mazzoni (Hull UNiversity, UK) e Prof. Doutor Irving Kirsch (Harvard Medical School), Profª Doutora Cláudia Carvalho (Investigador Principal) (ISPA-IU)

    Entidade Financiadora:  Fundação para a Ciência e a Tecnologia

    2003-2008 – Adherence to health-related behaviors: effectiveness of implementation intentions and posthypnotic suggestion in college students (Adesão a comportamentos de saúde: eficiência da implementação de intenções e da sugestão pós hipnótica em estudantes universitários). Referência do Projecto: SFRH / BD / 13028 / 2003-2008.

    Parceiros: Setton Hall University (EUA) e ISPA – Instituto Universitário

    Entidade Financiadora:  Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Bolsa de Doutoramento)

    Os resultados deste projecto estão na base da redacção da minha Tese de Doutoramento (disponível aqui)

  • Curriculo científico e lista de publicações científicas podem ser visitadas no ORCID em

    https://orcid.org/0000-0002-7267-7833

    Destaco:

    Carvalho, C.,*; Pais, M.; Cunha, L.; Rebouta, P.; Kaptchuk, T. J.d; Kirsch, I. (2021).Open-label placebo for chronic low back pain: a 5-year follow-up, PAIN, 162: 1521-1527
    doi: 10.1097/j.pain.0000000000002162 (clique aqui para ler o artigo)

    Carvalho, C.; Caetano, J.M; Cunha, L.; Rebouta, P.; Kaptchuk, T.; Kirsch, I. (2016). Open-label placebo treatment in chronic low back pain: a randomized controlled trial”, PAIN, 157: 2766 – 2772. doi: 10.1097/j.pain.0000000000000700  (clique aqui para ler o artigo)

    Este artigo tem obtido grande atenção tendo um “attention score ranking” que o coloca no top 99% dos quase 29 milhões de resultados de investigação cujos “attention scores” foram analisados, e  restá em primeiro lugar de entre os mais de 7000 artigos alguma vez publicados na revista cienítifica PAIN. Mais detalhes aqui  (Actualizado em 26/07/2025).

  • Programas televisivos

    • Documentário na RTP1 no Programa “Linha da Frente”. Ver Aqui

    • Documentário da TV2 Dinamarquesa. Ver Aqui (a partir do minuto 17:30)

    Programas de Radio:

    • Os dias do Futuro (Antena 2). Ouça aqui o podcast;

    • 90 segundos de ciência  (Antena 2). Ouça aqui o podcast;

    COBERTURA INTERNACIONAL:NatureThe New York TimesThe TimesCNN.COMABC NewsScience Daily , Medical News Today National pain ReportPsych CentralDoctors LoungeEurek AlertScience AlertMedscapePsychiatry AdvisorKnowridge Science ReportClinical Pain AdvisorShots – Health News from NPRLa Republicca

    COBERTURA NACIONAL: Agência LusaO ObservadorDestak OnlinePT jornalAtlas da SaúdeCorreio da Manhã OnlineDiário Digital OnlinePorto Canal Online,Sapo OnlineO ExpressoVisão

    Clicar aqui para ver mais histórias online.

    • Coloquio ISPA: Dor, Psicologia e Pandemia 2021. Ver aqui

    • 3rd International Conference of the Society for Interdisciplinary Placebo Studies (SIPS). Ver aqui

    • Ciclo de Conferências ISPA 2019. Ver aqui

    • Conferência ISPA: A ciência que por cá se faz 2014. Ver aqui

  • Carvalho, C. (2012). O Essencial sobre a Hipnose: Teorias, Mitos, Aplicações Clínicas e Investigação. Lisboa, Edições ISPA - Manuais Universitários

    ISBN: 978-989-8384-16-4

    Link aqui

    Descrição

    A hipnose clínica é uma técnica terapêutica segura e eficaz. É mais eficaz do que qualquer outra técnica psicológica no controlo da dor (Patterson & Jensen, 2003), e quando usada como coadjuvante das intervenções ipsicotuierapêuticas aumentam a eficácia destes tratamentos (Kirsch, Montgomery, & Sapirstein, 1995). Contudo esta técnica não é largamente usada pelos profissionais de saúde. A que se deve esta paradoxo? A resposta encontra-se na história e na cultura popular que originaram um preconceito em relação à hipnose onde esta tem sido vista no contexto da magia e da superstição. Os indivíduos hipnotizados são frequentemente retratados como zombies que perderam a capacidade de controlar as suas ações. Não espanta pois que a hipnose seja receada e evitada.

    É neste contexto que O Essencial sobre a Hipnose: Teorias, Mitos, Aplicações Clínicas e Investigação é particularmente bem-vindo. A Dr.ª Cláudia Carvalho, a maior especialista em Portugal na ciência da hipnose, sumariza o que se sabe atualmente a partir da investigação científica acerca da natureza prática da hipnose. A Dr.ª Cláudia Carvalho dissipa os mitos que envolvem esta área de estudos e que a impedem de obter uma maior aceitação, e examina cuidadosamente as provas da sua eficácia clínica. O resultado é um livro que deve ser lido por todos os profissionais e estudantes da área da saúde, dado que oferece uma introdução a uma técnica empiricamente testada que é fácil de aprender e que pode resultar em grande benefício dos pacientes.

     Do Prefácio por Irving Kirsch, Phd

    Director associado do Programa de Estudos sobre o Placebo do Beth Deaconess Israel Medical Center da Harvard Medical School.

    Ex- Presidente da Divisão 30 (Society of Psychological Hypnosis) da American Psychological Association  (1993-94)

Formulário de Contacto

Para agendar uma consulta, por favor preencha o formulário.

No campo “Mensagem” indique os seus horários preferenciais, bem como a modalidade preferida (presencial, online ou ao ar livre).

Entraremos em contacto o mais brevemente possivel.

Horário de Funcionamento

2ªf a 5ªf das 13h às 19h

ClaudiaCarvalhoPhD@gmail.com

Passeio do Adamastor, 6, loja B
1990-008 Lisboa

“O acompanhamento de psicologia confesso ter me ajudado muito, mas muito mesmo… na recuperação de sentidos e de equilíbrio no que toca a encarar o estado depressivo causado pela dor e desconforto com a vida.” (J.P.)

………………………….

“Nunca antes havia sentido a necessidade de recorrer a uma consulta de psicologia mas este ano, devido a um acumular de situações menos positivas, senti que havia chegado ao fundo poço do qual necessitava de alguém experiente que me ajudasse a retornar à tona. Só posso agradecer à Dra. Claudia pelo seu profissionalismo, simpatia e palavras sábias que me ajudaram a "olhar" as situações de outro prisma. Sem dúvida que foi uma felicidade ter encontrado a Dra. Claudia, profissional que recomendo vivamente." (M.P.)

………………………….

“Hoje existem muitos mais momentos de liberdade na minha vida, liberdade essa que estava condicionada pela ansiedade e medos. Já não entro em pânico quando erro uma saída enquanto conduzo e me perco, já não apresso ofegante e ansiosamente o momento em que estou num provador de uma loja de roupa por pensar que as outras pessoas me estão a cronometrar e suspeitar da minha demora, como se tivesse a fazer algo de mal. Dois pequenos exemplos dos vários que poderia escrever. Mesmo que as técnicas da professora Cláudia fossem ineficazes, o que não acredito, só conversar com ela torna-se altamente terapêutico por ajudar a criar novas perspectivas e conclusões. Obrigado Professora Cláudia, que ajude muitos outros a mudar formas de pensar e agir, como me ajudou a mim.” (S.D)

 

Testemunhos

Recursos online

Falar ajuda (vídeo da Ordem dos Psicólogos Portugueses)

Importância do sono (vídeo da Ordem dos Psicólogos Portugueses)

I had a black dog it was called depression (vídeo da OMS em inglês, legendado em português)

Exercicios de respiração para principiantes (vídeo com instruções em inglês produzido pelo Governo Australiano)

Resposta de Stress - Luta ou Fuga (vídeo em inglês)

Relaxamento (vídeo com instruções para relaxamento por Diana Vaz)